Plano de Aula

Plano de aula: Produção de um Conto de humor

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço - é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os Contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Sistematizar aspectos do gênero Conto de humor, como elementos da narrativa, uso de diferentes vozes textuais, elementos de coesão e duplo sentido, pontuação etc. de maneira autônoma, para uso na própria produção textual.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta e veja a reação que ele provoca.
  • Provoque-os a pensar nesta frase com perguntas do tipo: O que você acha que Saramago quis dizer com “somos todos escritores”?
    Você conhece algum escritor? O que é ser escritor, afinal? Você escreve ou gosta de escrever?
  • Espera-se que o aluno, com a provocação da frase de Saramago, entenda que todos têm algo a dizer e contar, inclusive ele, e que o processo de escrita passa pela organização formal e linguística daquilo que ele quer dizer. A ideia de escritor deve ser mobilizada para que o aluno o veja como figura admirável, mas acessível, e não apenas um artista distante que não se conecta à sua realidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos