Plano de Aula

Plano de aula: O uso de recursos de coesão textual em Contos de humor

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, xerox dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os sinônimos e formas nominais como mecanismo de referenciação, além de não perceber a força argumentativa/de sentido que a referenciação lexical pode produzir para o efeito de humor.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente os trechos do contos de humor selecionado.
  • Apresente brevemente o slide com o tema da aula.
  • Pergunte à turma se eles conhecem esta expressão. A ideia é incitar o tema partindo da ideia de fio condutor do tecido do texto. A analogia entre coesão e a expressão fio da meada é uma boa maneira de incitar (ou relembrar, caso tenha desenvolvido as aulas anteriores desta modalidade) no aluno a ideia da coesão como teia, como fio que conecta as partes de um tecido - o tecido textual.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos