Plano de Aula

Plano de aula: Ações nocivas das bactérias

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer algumas enfermidades causadas por bactérias. Verifique se anteriormente a esta aula já foi trabalhada alguma atividade relacionada às habilidades da BNCC:

(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental deste processo.

(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.

Tais habilidades abordam a ação positiva das bactérias nas interações humanas. Nesta aula em questão os alunos serão levados a reconhecer as ações nocivas das bactérias.

Materiais necessários para a aula: Para a realização desta aula, serão necessários cópias de textos informativos, cópias das fichas dos enigmas bacterianos (recursos disponíveis no Material complementar deste plano) e equipamento audiovisual para projeção de vídeo.

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos e dialogue com eles sobre:

• O que vocês sabem sobre as bactérias?
  • E a palavra nociva, o que significa?

Verifique se as respostas versam sobre aspectos positivos ou nocivos da ação das bactérias.

• Vocês conhecem alguma ação positiva destes microrganismos?

Retome com os alunos que as bactérias têm ação importante nos processos de decomposição, produção de alguns alimentos e até mesmo no funcionamento de nossos intestinos.