Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo os protozoários

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências da Natureza. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo o plano CIE4_06VE06, pois introduz o conceito de protozoários.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos. Assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Materiais necessários para a aula: Para a realização desta aula serão necessários equipamentos audiovisuais para projeção de vídeo ou uso de imagem, texto informativo presente no material complementar deste plano, folhas de papel sulfite, cordão e pregadores para o varal dos novos conhecimentos.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e pergunte se algum aluno sabe algo sobre os protozoários. Permita que as crianças se expressem livremente. Valorize a fala de cada aluno, permitindo que seus conhecimentos prévios e hipóteses entrem em foco neste momento. Caso seja levantado algum conceito errôneo, traga novos questionamentos, a fim de que haja uma reflexão sobre o assunto, mas não corrija o conceito imediatamente. Informe à turma que, durante esta aula, iremos compreender melhor sobre protozoários e verificaremos se o que sabemos antes da investigação corresponde ao que de fato eles são. Solicite aos alunos uma postura investigativa, pois a curiosidade deles será importante para levarmos o conteúdo da aula adiante.