Plano de Aula

Plano de aula: O que são vírus?

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE4_0602 e CIE4_0603, pois introduz o conceito de vírus.

Optamos por não introduzir a questão sobre vírus serem seres vivos ou não. Se tal dúvida surgir no decorrer da atividade, nossa sugestão é que se esclareça para as crianças que esta é uma discussão que está ainda ocorrendo entre os cientistas. Alguns consideram os vírus como seres vivos e outros não. Apesar de não termos uma definição sobre essa questão, já sabemos muito sobre a relação entre os vírus e os organismos vivos, e esse será o tema da discussão.

Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.

Materiais necessários para a aula: Para a pesquisa da seção “Mão na Massa” disponibilize aos alunos textos informativos e modelo de ficha técnica para ser preenchido (disponíveis no material complementar desta aula) ou equipamento tecnológicos (computador, tablet, smartphone).

Fontes para pesquisa para alunos e professor:

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-os-virus-vivem-no-corpo-humano-organismo-seres-celulas-alimento-hospedeiro-multiplicacao-destruicao-doencas-gripe-febre-amarela-saude.phtml#.WuZhJogvxPZ

https://www.smartkids.com.br/trabalho/virus-e-bacterias

https://www.estudokids.com.br/o-que-e-o-virus/

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/virus.php

https://novaescola.org.br/conteudo/1155/o-que-e-um-virus-de-computador

https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-um-virus-de-computador/

http://www.esj.eti.br/IFTM/Disciplinas/Grau02/OCS/OCS_Unidade_03.pdf

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são vírus. Comente que irão conhecer algumas características dos vírus e faça algumas indagações aos alunos para incentivar a participação neste diálogo inicial:

  • Alguém já ouviu falar sobre vírus?
  • Quando vocês ouviram falar sobre vírus?
  • Com quais situações a ideia de vírus está relacionada?

Neste momento, os alunos poderão apresentar respostas voltadas tanto para a identificação de vírus biológico como também de vírus de computador. Permita que eles explorem essas diferentes conotações do uso do mesmo termo.

Conteúdos relacionados