Plano de Aula

Plano de aula: Saúde e Meio Ambiente

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: este plano apresenta uma proposta de atividade que aborda a relação entre a preservação ambiental e a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população humana. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE09.

Este plano também pode ser considerado como encerramento de uma sequência de 10 planos de aulas (disponíveis nesta unidade da plataforma Nova Escola) para atender à habilidade da BNCC apresentada no slide.

Materiais necessários para a aula: equipamento audiovisual ou slides de contextualização impressos, texto informativo (disponível no material complementar deste plano), tarjetas de papel, folhas de sulfite para construção de painel de causas, consequências e soluções.

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula e levante questionamentos sobre o tema:

• Como podemos definir o que é saúde?
  • E o que é meio ambiente?
  • Quais problemas ambientais vocês conhecem?
  • Qual relação vocês acreditam que há entre saúde e meio ambiente?

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos, como protagonistas da construção dos conhecimentos. Assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. Já meio ambiente possui uma variedade de conceitos. Neste momento, o importante é não se basear em uma ideia superficial, que se limite a entender meio ambiente como natureza. O objetivo é ter um olhar mais amplo, que envolva os elementos naturais, artificiais (construídos pelo homem), culturais e nossa relação com tais elementos que compõe tudo a nossa volta. Faça as intervenções necessárias de forma que, nesse momento inicial de participação, os alunos se aproximem dessas ideias.