Plano de Aula

Plano de aula: Prevenção da transmissão de vírus

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer os vírus como transmissores de gripes. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se, anteriormente, realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE01.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Com a sala organizada em círculo, informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos - cerca de três - para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas, assim como um guardião do tempo, para gerir o tempo de cada etapa da atividade.

Para conhecer um pouco mais sobre o conteúdo conceitual abordado nesta aula recomendamos https://pt.khanacademy.org/science/health-and-medicine/infectious-diseases/influenza/v/what-is-the-flu

Materiais necessários para a aula: Equipamentos audiovisuais para projeção de vídeo ou textos informativos sugeridos nos links.

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Com a sala organizada em círculo apresente o título da aula e dialogue com base em questões como:

• Você já esteve gripado? O que você sentiu?
  • Existe diferença entre gripe e resfriado?
  • Com que frequência as pessoas ficam gripadas?
  • Por que as pessoas têm tantos episódios de gripe durante a vida?
  • Vocês têm visto alguma notícia ou informações sobre a gripe?

No título da aula, a palavra gripes está no plural, questione os alunos sobre a presença da letra “s” na palavra, questione:

• Vocês acham que foi um erro no momento da digitação ou a palavra poderia estar no plural? Peça que os alunos justifiquem sua opinião.

ATENÇÃO: Neste momento, os alunos escribas já devem registrar as ideias-chave da participação dos alunos.

Conteúdos relacionados