Plano de Aula

Plano de aula: Imunidade: as defesas de nosso organismo

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para introduzir alguns conceitos sobre a imunidade inata do organismo. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo o plano CIE4_06VE08. A metodologia indicada contempla momentos de aprendizado conceitual e sua transposição para uma dinâmica em grupo que valoriza conteúdos atitudinais cooperativos, como referência à estrutura complexa, articulada e cooperativa entre os elementos que compõem o sistema imunológico.

Materiais necessários para a aula: Equipamento audiovisual para assistir ao vídeo, mapa conceitual e placas de identificação de jogadores (disponíveis no Material complementar deste plano), barbante, pedaço de tecido ou corda, espaço físico que permita a mobilidade das crianças, uma bola e giz ou fita para demarcar linhas no chão.

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que a aula será sobre as formas de defesas de nosso corpo. Leia para a sala o Título da aula e indague:

• Alguém já ouviu a palavra imunidade? Em que contexto esta palavra foi utilizada? (aqui os alunos podem fazer referência a jogos, brincadeiras,
    não necessariamente à saúde).
  • O que a palavra imunidade significa?
  • Quais são as ameaças de que o nosso organismo precisa se defender?

Permita que as crianças se expressem livremente. Valorize a fala de cada aluno, permitindo que seus conhecimentos prévios e hipóteses entrem em foco neste momento.