Plano de Aula

Plano de aula: Saneamento básico e qualidade de vida

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem a intenção que os alunos estabeleçam relação entre a promoção da saúde e o atendimento da população através do saneamento básico, como forma de prevenção de doenças. A proposta é partir do contexto real de índices de algumas doenças, assim como dados sobre a cobertura de saneamento básico no Brasil, para desenvolver um olhar crítico em relação a essa questão, valorizando o saneamento como forma de garantir dignidade humana, desenvolvimento e manutenção da qualidade de vida em nosso país. Procure saber previamente se a localidade (bairro ou cidade) onde vivem os alunos possui saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais).

Para saber mais sobre o tema, recomenda-se a leitura do artigo disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml

Materiais necessários para a aula: Equipamento audiovisual ou impressão para visualizar as informações do contexto (gráficos e notícias) e reportagem, tabuleiro do jogo “concordo, tenho dúvidas, muito pelo contrário” e tarjetas com afirmativas para o jogo (disponíveis no material complementar deste plano).

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o título da aula e dialogue com os alunos sobre os termos presentes neste título:

• Alguém já ouviu falar sobre saneamento básico? Sabem o que é isso?
  • E o que significa qualidade de vida?
  • Qual a relação entre esses dois termos?

Informe aos alunos que saneamento básico é definido como um conjunto de serviços que abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais (da chuva).

• Onde você mora há atendimento dos serviços de saneamento básico?
  • Vocês acham que toda população do Brasil é atendida por esses serviços?

O Brasil possui o Plano Nacional de Saneamento Básico (2007), que tem como meta universalizar o acesso ao saneamento em todo país até 2033, ou seja, 100% da população deveria receber os quatro serviços básicos até esse ano-meta.

Conteúdos relacionados