Plano de Aula

Plano de aula: Vacinas: reforços à imunidade dos organismos

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Higiene, saúde, vacinas e sistema imune

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer a forma de ação das vacinas no organismo e a importância das campanhas de vacinação. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE07, no qual os alunos compreendem como funciona o sistema imunológico inato para, nesta aula, compreenderem a imunidade adquirida. Para saber mais sobre imunização e vacinas, recomendamos a leitura prévia do seguinte material: https://sbim.org.br/images/books/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-170810.pdf.

Materiais necessários para a aula: Solicitar anteriormente aos alunos que tragam para a aula a carteirinha de vacinação. Equipamento audiovisual ou texto impresso dos artigos alternativos aos vídeos. Cartolinas e materiais para confecção de cartazes ou panfletos.

Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize a turma em um círculo e converse com as crianças sobre o que já sabem a respeito do assunto imunidade. Retome com os alunos algumas características do sistema imunológico inato, resgatando alguns conceitos abordados no plano CIE_06VE07. Em seguida, pergunte a eles:

• Quem aqui já tomou vacinas?
  • Será que existe vacina contra todas as doenças?
  • Somente os seres humanos tomam vacinas?
  • O que vocês sabem sobre as vacinas?
  • Como as vacinas funcionam em nosso organismo?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas. Registre no quadro as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, para que sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.