Plano de Aula

Plano de aula: Um por todos e todos por um: a dinâmica dos esportes de invasão

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Nesta sequência de aulas é proposto que os estudantes vivenciem modalidades de esportes de invasão, reconhecendo as habilidades técnico-táticas necessárias para a sua prática. A partir dessa experiência irão propor soluções coletivas para superar os desafios impostos pela prática de modo seguro, desenvolvendo a aprendizagem de novas habilidades motoras e o compartilhamento de tomada de decisões, bem como a troca de experiências, a ajuda mútua e o respeito de si mesmo e dos colegas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

 Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar e vivenciar as principais habilidades técnico-táticas dos esportes de invasão.
  • Reconhecer como as ações pessoais podem contribuir para resultados coletivos.
  • Planejar e realizar ações coletivas a partir das individualidades de cada um e com respeito a elas.

Competências gerais

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Folhas de papel A4.
  • Bola de borracha.
  • Cone.
  • Giz.
  • Flip chart.
  • Folhas de cartolina.
  • Quadro ou lousa para anotações.
  • Corda.
  • Celular.
  • Cadeiras.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula comentando com os estudantes que irão retomar e aprofundar um grupo de  modalidades esportivas que são classificadas como esportes  de invasão.

Os estudantes já vivenciaram os esportes de invasão no 3º, 4º e 5º anos. Converse com eles procurando avaliar os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Observe a necessidade de se utilizar recursos diversos para que todos compreendam a introdução do tema. Além da conversa, apresente algumas imagens de esportes de invasão:

Futebol:

EDF6_03ESP01-IMAGEM1

Handebol:

EDF6_03ESP01-IMAGEM2

Basquete:              

EDF6_03ESP01-IMAGEM3

Futsal:              

EDF6_03ESP01-IMAGEM4

Futebol americano:              

EDF6_03ESP01-IMAGEM5

Rugby:              

Observe a necessidade de uma audiodescrição ou de legendas nos vídeos, de acordo com as características dos estudantes. Após a apreciação do vídeo, pergunte aos estudantes se já vivenciaram o rugby, caso tenha algum estudante que tenha vivenciado, pergunte se ele gostaria de falar de sua experiência para a turma.

Após esse momento, explique o que é o rugby para os estudantes. Para isso, faça uso do Para saber mais.

Fale sobre sua criação, sua dinâmica, seus movimentos básicos, como se dá o ataque e a defesa, algumas regras básicas, e qual é o objetivo do rugby.

Nesse momento pode-se também falar sobre o rugby ser um esporte de contato, realizado em um gramado e, muitas vezes, os jogadores caem no chão para dominar a bola, impedir o adversário de prosseguir ou ajudar o colega de equipe. Em virtude disso, há um respeito muito grande dos jogadores pelas regras e pelos adversários para a prática segura.

Se não houver a possibilidade de apresentação do vídeo, explique sobre a história e os princípios do rugby utilizando o Para saber mais como suporte.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO