Plano de Aula

Plano de aula: Economia de energia elétrica

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o décimo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de energia elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06, CIE8_05ME07, CIE8_05ME08 e CIE8_05ME09.

A ideia desta aula é motivar os alunos a criar propostas e promover ações coletivas para a economia de energia elétrica em casas ou escolas. Para atribuir mais sentido, motive-os a refletir sobre hábitos que geram desperdícios de energia elétrica, ocasionados tanto por eles, em suas casas, como também nos locais de trabalho e locais públicos.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema desta aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula:
Data show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 3, folha de papel sulfite, cartolina, canetas/lápis coloridos e cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos uma semana antes que observem situações que acontecem em suas casas e que mostrem desperdícios de energia, como tempo no banho, aparelhos domésticos ligados quando ninguém está usando etc. Peça que desenhem em seus cadernos um quadro com três colunas para registrar as observações, use uma coluna para escrever a atividade realizada, na outra, o tempo de uso, e na última coluna a descrição de como aconteceu o desperdício de energia elétrica. Este levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Eles devem refletir situações do dia a dia de maneira mais significativa.

Projete ou leia o tema da aula para os alunos e peça que conversem sobre a importância de economizar energia elétrica. Relacione os impactos decorrentes da instalação de usinas de geração de energia elétrica no ambiente e que são necessários para suprir a demanda energética de uma população que muitas vezes geram desperdícios.