Plano de Aula

Plano de aula: Fontes de geração de energia elétrica

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de um jogo de quebra-cabeça para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas na Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser contemplada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte este site: <http://images.ig.com.br/infografico/energiasalternativas>. Nesse link há várias informações em infográficos, caracterizando e comparando as diferentes fontes de energia que participam da geração de energia elétrica.

Materiais necessários para a aula: Datashow e cópias das imagens dos quebra-cabeças que podem ser impressas em papel canson ou folha de sulfite, pedaços de cartolina ou papelão para que as imagens sejam coladas e recortadas, impressão do quadro com as informações sobre as usinas geradoras de energia elétrica, cola e tesoura. Prepare o material antecipadamente. O arquivo para imprimir quebra-cabeças está disponível neste link e na aba Materiais e Atividades.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações e serem desafiados a brincar com o tema da aula: “De onde vem a energia elétrica que chega à sua casa?”