Plano de Aula

Plano de aula: Transformação de energia elétrica em energia luminosa

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o nono plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de Energia Elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06, CIE8_05ME07 e CIE8_05ME08.

A ideia dessa aula é motivar os alunos a comparar lâmpadas comuns (ou incandescentes) com outros tipos de lâmpadas, as halógenas, as fluorescentes e as LED. A partir de cálculos de consumo e economia de energia elétrica de uma lâmpada em relação a outra, com o uso de um aplicativo de celular que usa a câmera para medir a intensidade de luz e com as análises dos resultados obtidos, os alunos serão capazes de identificar que as lâmpadas de LED são mais eficientes, porque com a mesma quantidade de energia elétrica, produzem mais energia luminosa que as lâmpadas fluorescentes, halógenas e incandescentes. Também deverão observar que as lâmpadas de LED e fluorescentes quando acesas produzem menos energia térmica do que as lâmpadas incandescentes e halógenas, com isso, esquentam menos o ambiente.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: datashow (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida nas instruções (slide 7), computadores (se não for possível, no slide 6 é apresentada uma alternativa), cópias da folha de resolução, disponível no material complementar, quatro tipos de lâmpadas: Incandescente 100 W; Halógena 70 W; Fluorescente compacta 25 W e LED 9 W, luminária, celular com o aplicativo de medidor de luz /luxímetro, cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão levantar informações, discutir e aprender a calcular o consumo e economia de energia elétrica de uma lâmpada em relação a outra. Caso julgue necessário, acesse o site do museu da lâmpada, pesquise na sessão exposições: Thomas Edison e outras matérias relacionadas a origem das lâmpadas. Disponível em: <http://www.museudalampada.com.br/thomas-edison/> (acesso 18 jul. 2018) e utilize como atividade complementar.

Conteúdos relacionados