Plano de Aula

Plano de aula: Geração de energia elétrica

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contemplada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o oitavo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de energia elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06 e CIE8_05ME07.

Os cinco tipos mais comuns de usinas de geração de energia elétrica (hidrelétrica, eólica, nuclear, solar e termelétrica) usam o mesmo princípio: um gerador é acionado para gerar eletricidade. O que muda em cada usina é a fonte de energia utilizada para acionar o gerador. Nesta aula, os alunos serão motivados a pensar, debater e avaliar prós e contras do processo de produção de energia elétrica, considerando as diferentes fontes de energia, além dos riscos de danos ambientais, e dos fatores sociais e econômicos gerados a partir da instalação de cada tipo de usina em uma determinada área de mata preservada.

Outras informações que complementam o tema dessa aula podem ser obtidas nos links abaixo, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários: datashow (ou slides impressos), cópias do estudo de caso e da cédula de votação, disponíveis no material complementar, urna e cronômetro.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, questionar, levantar informações, além de serem convidados a exercitar a prática do debate, elaborando argumentos favoráveis e contrários à utilização de cada uma das fontes que podem ser utilizadas no processo de geração de energia elétrica.

Conteúdos relacionados