Plano de Aula

Plano de aula: Usina termelétrica

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o sétimo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de Energia Elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05 e CIE8_05ME06.

A usina termelétrica obtém energia elétrica da queima de algum tipo de combustível (fóssil ou biomassa). Esta forma de energia é liberada de produtos combustíveis como: óleo diesel, gás natural, carvão mineral (fósseis) ou bagaço da cana (biomassa), que aquecem a água gerando vapor. O vapor d'água produzido gira as turbinas, que geram energia elétrica. Existem também usinas que produzem energia do vapor d’água que empregam outras tecnologias para gerar calor, como a usina nuclear que usa urânio enriquecido, e por fissão nuclear gera eletricidade. A usina termossolar, outro exemplo, usa refletores ou coletores planos para converter a radiação do Sol em energia térmica, para esquentar água e gerar vapor necessário para movimentar as turbinas. Na verdade, estas também são usinas termelétricas, mas, na prática, quando falamos de usinas termelétricas estamos nos referindo às usinas que queimam algum tipo de combustível para gerar calor (vide os gráficos no plano CIE08_05ME01, por exemplo) e é sobre essas usinas que iremos falar neste plano.

Outras informações podem ser obtidas no link abaixo e complementam o tema desta aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários: Datashow (ou slides impressos), cópias das reportagens, campainha de mesa e cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, levantar informações, além de realizar um quiz relacionado ao tema da aula. Caso julgue necessário, acesse o site da Empresa de Pesquisa Energética, entre no abc de energia, procure por fontes de energia e pesquise sobre fontes fósseis. Disponível em: <http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia#FONTES-FOSSEIS> (acesso em: 7 jul. 2018).

No slide 7, você encontrará um infográfico e uma explicação relacionados ao funcionamento de uma usina termelétrica, acesse antecipadamente, caso julgue necessário para rever alguns conceitos, mas não mostre para os alunos antes do final da aula.