Plano de Aula

Plano de aula: Usinas hidrelétricas

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o terceiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao uso consciente de energia elétrica. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01 e CIE8_05ME02.

Caso necessite, acesse antecipadamente o documentário da National Geographic - Obras Incríveis - Itaipu, disponível pelo canal do youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?v=MsSLmKIhafQ> (acesso 23 maio 2018).

Materiais necessários para a aula: datashow (ou slides impressos), EVA ou papelão grosso, rolha (solicite aos alunos que tragam antecipadamente para o experimento), cola quente, arame, cronômetro, estilete e torneira com fluxo de água.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, levantar informações, além de realizar uma experimentação relacionada ao tema da aula. Caso necessite, acesse o site da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Disponível em <https://www.itaipu.gov.br/capa-energia>.

Nesse link há várias informações sobre o uso da água para a geração de energia elétrica. No slide 7, você encontrará um infográfico e uma explicação relacionada ao funcionamento de uma usina hidrelétrica, acesse antecipadamente, caso julgue necessário para rever alguns conceitos, mas não mostre para os alunos antes do final da aula.