Plano de Aula

Plano de aula: Usina solar

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o sexto plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao Uso consciente de energia elétrica. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte também as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04 e CIE8_05ME05.

Existem usinas que obtêm energia elétrica da energia solar. Esta forma de energia pode ser obtida por usinas termossolares, que utilizam espelhos para focalizar a luz do Sol permitindo, por exemplo aquecer a água. Assim o vapor d'água gira as turbinas, o que gera energia elétrica. A energia solar também tem sido utilizada em aquecedores que são dispositivos que absorvem a luz solar e aquecem a água em residências. Embora isso não forneça energia elétrica, reduz o consumo.

Em outras usinas de energia solar, a luz do Sol pode ser aproveitada por meio de painéis coletores. Estes painéis são compostos de células fotovoltaicas que convertem a luz solar em forma direta de energia elétrica.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema desta aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários: Datashow (ou slides impressos), cópias das reportagens e instruções (slide 6), materiais reciclados e papelão (solicite aos alunos que tragam antecipadamente para a atividade), retalhos de papéis, tinta guache, pincéis, fita adesiva, cola líquida, cola quente, tesoura e cronômetro.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão discutir, levantar informações, além de realizar uma maquete relacionada ao tema da aula. Caso julgue necessário, acesse a reportagem: Enel inaugura maior parque solar da América do Sul, disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/enel-inaugura-maior-parque-solar-da-america-do-sul-22123636> (acesso em: 5 jun. 2018).

O Brasil pode explorar mais este tipo de usina porque é um país que tem grandes áreas com incidência de luz solar durante todo o ano. No slide 7, você encontrará uma explicação relacionada ao funcionamento de uma usina solar e no slide 8 um infográfico, acesse antecipadamente, caso julgue necessário, para rever alguns conceitos, mas não mostre para os alunos antes do fim da aula.