Plano de Aula

Plano de aula: Usina nuclear

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Uso consciente de energia elétrica

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o quinto plano de aula de um conjunto de aulas relacionadas ao uso consciente de energia elétrica. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03 e CIE8_05ME04. Acesse também o site da Nova Escola, pesquise a reportagem: “Radioatividade: como trabalhar o assunto em sala de aula”, disponível no material complementar.

Radioatividade é a capacidade que muitas substâncias (ou elementos químicos) têm de emitir radiação. Radiação, por sua vez, é a emissão de energia por meio de ondas ou partículas. O Sol, por exemplo, emite sua energia por meio de raios de luz ultravioleta (aqueles dos quais nos protegemos com os protetores solares), infravermelho, entre outros. A radioatividade tem diversas aplicações em nosso dia a dia. Para a produção de energia elétrica, são usados o urânio e plutônio como combustíveis em reatores nucleares. Na medicina, com o raio X e radioterapia, a radioatividade é usada para o diagnóstico e o tratamento de doenças. A radioatividade também pode ser usada para a datação de rochas e, infelizmente, também para a construção de bombas nucleares.

Outras informações que complementam o tema dessa aula podem ser obtidas nos links abaixo. Caso julgue necessário, acesse-os antecipadamente.

Pesquise e descubra a participação das usinas nucleares na produção de energia elétrica no Brasil, acesse:

• Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017 (ano base 2016):

<http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf> (acesso 07 jun. 2018).

Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias das reportagens sugeridas nas instruções (slide 6), computadores (se não for possível, no slide 6 é apresentada uma alternativa), cartolina ou papel kraft (slide 7), post-its, canetas e cronômetro. Se preferir, acesse o link para imprimir a atividade em tamanho A3 ou maior, disponível no material complementar.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos e comente que eles irão levantar informações, discutir e se posicionar ao avaliar uma proposta de construção de uma usina nuclear. Esse fato causa muita desconfiança e medo em muitas pessoas e isso se deve, principalmente, porque pouco sabemos sobre radiação (emissão de energia por meio de ondas ou partículas) e sobre os problemas e as consequências causados por ela quando acontecem acidentes nucleares nos quais há vazamento, como foi no acidente de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o maior acidente na história das usinas nucleares. O trágico episódio levou ao desenvolvimento de uma série de medidas de segurança, que hoje tornam as usinas muito mais seguras. Comente que na França, por exemplo, 77% da a produção de energia elétrica é proveniente dessas usinas. Na Bélgica, 54%. (dados publicados em 2014 na revista Exame, disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/os-10-paises-no-mundo-mais-dependentes-de-energia-nuclear/> ( (acesso 16 jun. 2018).

Conteúdos relacionados