Datas comemorativas de julho que são importantes para a Educação

Além do recesso escolar, o período também é relevante para gestores e creches

Jonas Carvalho
Julho é, geralmente, associado ao período de recesso escolar para o descanso de professores e alunos. Foto: Getty Images

O período de recesso escolar é uma das principais marcas do calendário de julho, mês que não traz muitas datas comemorativas nacionais. Apesar disso, o sétimo mês do ano é uma oportunidade para atividades em creches, que costumam manter as atividades durante esse período e, também, para gestores escolares organizarem o planejamento da sua instituição de ensino.

Mesmo assim, assuntos relacionados a datas e efemérides de julho podem ser utilizados em sala de aula posteriormente. É o caso, por exemplo, das Olimpíadas de Paris, que serão realizadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

Confira reportagens, planos de aula e outros conteúdos que podem inspirar educadores neste mês de julho. Para acessar, basta clicar em cada link destacado ao longo do texto.

Assuntos relevantes para a Educação

As creches e instituições de Educação Infantil podem se programar para realizar atividades com as crianças no mês de julho. Mesmo nesse momento, é possível

planejar atividades com intencionalidade pedagógica. Afinal, não faltam brincadeiras que proporcionam boas situações de aprendizagem.

Quem quiser aproveitar o mês de julho para se capacitar profissionalmente também pode conferir diversos cursos da NOVA ESCOLA. E para os educadores que estarão com as crianças em atividades nas próximas semanas, é possível conciliar essas ações com formações em Educação Infantil que abordam acolhimento, planejamento e avaliação dos pequenos.

Vale lembrar que o recesso deve ser considerado como um momento de descanso que permite aos professores cuidarem de sua própria saúde mental, o que ajuda a recarregar as energias antes do início do segundo semestre.

Para os gestores escolares, o mês de julho representa uma chance de planejar ações que a escola pretende executar após o recesso. É possível, por exemplo, estabelecer um calendário de formações para os docentes. A gestão também pode realizar atividades similares às realizadas no começo do ano, voltadas para a organização do espaço escolar.

Oportunidade para professores descansarem nas férias de julho

O recesso escolar de julho também é um bom momento do calendário para relaxar, o que contribui para descanso do corpo e da mente. Por isso, separamos abaixo alguns conteúdos que podem ajudar professores a aproveitar ainda mais as férias de meio de ano:

18 indicações culturais da NOVA ESCOLA para as férias

Como aproveitar as férias para colocar as leituras em dia

Férias: pausa para (re)conexão antes da volta às aulas

Aproveite o recesso para descansar o corpo e a mente

Os dez mandamentos de férias do professor feliz

Lista de datas comemorativas de julho

Abaixo, você confere uma lista com as principais datas comemorativas de julho e indicações de conteúdos da NOVA ESCOLA sobre os temas:

Fique por dentro dos conteúdos mais recentes da NOVA ESCOLA: participe do nosso grupo no Telegram!